Em
2010 a Casa Grande Chocolatier abriu uma nova fábrica em Famalicão com 1600 m2
e 30 postos de trabalho. É um grande desafio ser-se empreendedor na atual
conjuntura? No contexto da atual conjuntura económica é um enorme desafio
ser-se empreendedor e levar a cabo um projeto desta dimensão. No início não se
tem noção das dificuldades a enfrentar (apoios restritos, clientes receosos,
clientes incumpridores, dificuldade em obter crédito perante fornecedores,
etc.) sendo que é fundamental manter o foco nos objetivos a alcançar e
acreditar sempre! De qualquer forma, acreditamos que este contexto económico
também pode ser, de certa forma, favorável ao sucesso de um projeto como o da
Casa Grande pois é muito mais fácil conseguir uma equipa de trabalho unida,
empenhada e focada nos mesmos objetivos.
Dos vários desafios assumidos pela empresa, destaca-se a criação de uma linha
de produtos com diferentes públicos. Como é que este produto têm sido aceite
pelos consumidores? A Fábrica de Chocolates Casa Grande desenvolveu quatro linhas
distintas de produtos que se destinam a três segmentos de mercado distintos: - A Casa Grande Chocolatier que dedica ao desenvolvimento de uma
linha inteiramente artesanal e que se dirige a um mercado Gourmet, onde integra
um projeto para uma rede de franchising e lojas próprias; - A Deli & Co que se dirige às grandes massas com a
qualidade inegável da Casa Grande Chocolatier; - A Casa Grande Industrial e a Choco Cook que se direcionam à
grande distribuição, fornecimento de hotelaria e pastelaria, respetivamente. No que diz respeito às linhas industriais a concorrência é muito
acentuada com uma grande concorrência exterior, com preços mais competitivos que
conseguem através de menores padrões de qualidade e uma taxa de iva inferior.
Desta forma, o produto tem sido bem aceite pelos nossos clientes apesar de o
preço ser ainda um fator preferencial. No que diz respeito à linha Gourmet a aceitação tem sido fantástica
a nível de lojas gourmet e da abertura de lojas próprias e em sistema
franchising.
Em
que medida o apoio do ON.2 tem contribuído para o lançamento da empresa? Os apoios obtidos através
do ON.2 têm permitido à Fábrica de Chocolates Casa Grande levar a cabo
atividades ao nível da internacionalização da empresa que implicam despesas
consideráveis principalmente quando se trata de uma empresa jovem que está a
iniciar a sua sedimentação no mercado nacional. Temos noção que este apoio está
a ser de uma importância fundamental pois, tendo em conta a atual
conjuntura económica, a internacionalização apresenta-se como obrigatória para
a sobrevivência das empresas e para o fortalecimento da economia nacional.
Luciano Barroso, Chief Executive Office da Casa Grande Chocolatier
|