- . . . -
 
HOME  \  CCDR-N  \  Notícias  \  Links  \  Contactos  \  English Version  \  Pesquisa
     
 
 
 
 
         
  - ON.2 - Empresas Investimento Público Press Room sigon Press Room  
         
- - - -
 

Pesquisa

Newsletter
Desejo receber as newsletters do
ON.2 no seguinte e-mail:

Newsletter ON.2 l Julho 2010

 

Se não visualizar correctamente este e-mail, por favor clique aqui .

 
 

 

        JULHO 2010

 

ON.2 GARANTE INVESTIMENTO DE 56 MILHÕES DE EUROS EM CULTURA E PATRIMÓNIO 

Foi apresentado na passada quinta-feira, na Fundação de Serralves, um pacote de 90 projectos nos sectores da Cultura e do Património da Região do Norte, a concretizar entre 2010 e 2012, que garantiram financiamento do ON.2 – O Novo Norte.

Os novos projectos representam um investimento de 56 milhões de Euros, apoiado em 42 milhões e abrangem os domínios “Bibliotecas e Arquivos Municipais”, “Património Cultural”, “Teatros e Cineteatros” e “Programação Cultural em Rede”.

Estes investimentos têm por objectivo global desenvolver e qualificar a oferta de bens, serviços e actividades culturais e patrimoniais da Região do Norte, tendo em vista a sua valorização social, económica, turística e cultural.

Destacam-se, neste contexto, 31 investimentos relacionados com a recuperação, valorização, adaptação ou animação de imóveis e bens patrimoniais, entre os quais estão iniciativas tão diversas como a Rota do Românico do Vale do Sousa, a reabilitação do Palácio/Teatro do Bolhão ou o Núcleo Museológico do Pão e do Vinho de Favaios, com um investimento associado de 20 milhões de euros.

A parte mais significativa do investimento aprovado (30,4 milhões de Euros) destina-se, porém, à construção de raiz, ampliação e/ou equipamento da rede de bibliotecas e arquivos municipais da Região do Norte, assim como a implementação de bibliotecas itinerantes em localidades de menor densidade populacional, envolvendo um total de 34 concelhos.


 

 
 

MAIS DE 200 CORPORAÇÕES E ASSOCIAÇÕES DE BOMBEIROS RECEBEM EQUIPAMENTO DE PROTECÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

Mais de 200 corporações e associações de bombeiros da Região do Norte receberam equipamento de protecção individual de combate a incêndios florestais, urbanos e industriais, um investimento de 2,6 milhões de Euros apoiado em 1,8 milhões pelo ON.2 – O Novo Norte.

Entre o equipamento adquirido constam capacetes, fatos e botas especiais de defesa de fogos florestais, urbanos ou industriais, fatos de protecção química, máscaras e aparelhos respiratórios isolantes e outros dispositivos de segurança pessoal.

Os contratos de financiamento foram assinados na semana passada, em colaboração com os respectivos Governos Civis da Região do Norte. No caso do Governo Civil do Porto, foi também contratualizado o apoio à implementação do “Sistema Integrado de Gestão de Emergências do Distrito do Porto”, uma plataforma distrital de apoio aos agentes de protecção civil que disponibiliza em tempo real informação sobre os riscos mais significativos, de forma fiável e adequada às necessidades a cada momento. 


 

 
 

PROMOTORES INVESTEM 36 MILHÕES DE EUROS EM PROJECTOS TURÍSTICOS NA REGIÃO DO NORTE

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) acolheu no passado dia 9 de Julho a cerimónia de assinatura de 13 contratos de financiamento comunitário, no âmbito do ON.2 – O Novo Norte e do Programa Operacional Factores de Competitividade (Compete), com empresas promotoras de investimentos turísticos da Região do Norte, um acto que foi presidido pelo Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, Vieira da Silva.

No que respeita ao apoio do Programa Operacional Regional do Norte, foram contratualizados 10 projectos que representam um investimento de 18,3 milhões de Euros, a grande maioria na criação ou ampliação de unidades hoteleiras.

A este pacote acresce o investimento de mais 18 milhões de Euros, co-financiado pelo Compete, totalizando um investimento geral de 36 milhões. 

Integradas no Pólo de Competitividade e Tecnologia – Turismo 2015, as iniciativas apoiadas garantem ainda a criação de mais de 130 postos de trabalho directos na Região do Norte.

 

 
 

PROGRAMA DA TSF DÁ A CONHECER 5 PROJECTOS APOIADOS PELO ON.2 

O programa da rádio TSF «Objectivo 2013» deu a conhecer nos meses de Junho e Julho cinco projectos apoiados pelo ON.2 – O Novo Norte, em áreas distintas como a reabilitação urbana, a competitividade das infra-estruturas científicas e tecnológicas e a inovação no tecido empresarial.

Estes projectos, apresentados como exemplos de boas práticas implementadas na Região do Norte, integram um conjunto de outros casos de sucesso apoiados pelo QREN, que passam de segunda a sexta-feira, pelas 12h50, na TSF.

Deste conjunto de programas dedicados ao apoio do ON.2 – O Novo Norte foram destacados o projecto de requalificação e reintegração urbana da zona da Mãe d‘Água, em Bragança, a criação do Pólo do Mar pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e do Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa e instalação da sua sede no grupo de investigação 3B’s – iniciativa premiada com o galardão NOVO NORTE –, assim como o empreendimento turístico Open Village Sports, construído em Guimarães, e o projecto da empresa Kbrinka, que se encontra a desenvolver calçado adaptado para pessoas com excesso de peso.

 
   
 

LANÇADAS 12 MEDIDAS PARA ACELERAR EXECUÇÃO DE PROJECTOS EMPRESARIAIS APROVADOS PELO QREN

As empresas com projectos aprovados no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), entre as quais as que têm financiamento aprovado pelo ON.2 – O Novo Norte , passam a beneficiar de um conjunto de 12 medidas, anunciadas na semana passada para acelerar a execução das candidaturas.

Do pacote anunciado, destaca-se o acesso a fundos de capital de risco e a participação de “business angels” no valor de 274 milhões de euros, para apoiar a parte de contrapartida das empresas, assim como a disponibilização de uma linha de crédito no valor de 800 milhões de Euros, até ao máximo de 7,5 milhões por projecto, para candidaturas entradas até ao passado dia 30 de Junho.

Das 12 medidas identifica-se, ainda, acções facilitadoras como a criação de um mecanismo excepcional de ajustamento de projectos (a vigorar até 15 de Outubro), a eliminação da necessidade de pré-avaliação favorável no Sistema de Incentivos à Inovação, a criação de um balcão único virtual para os sectores agro-alimentar e florestal, no contexto do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), e a revisão de formulários de candidaturas e de pedidos de pagamento.

 
 
 

EDIÇÃO: CCDR-N | Coordenação Editorial: Gabinete de Marketing e Comunicação      www.novonorte.qren.pt

 
 
 

Foi-lhe enviado este e-mail porque subscreveu para ser informado sobre os nossos conteúdos.
Se não desejar receber este infomail, por favor clique aqui .

 


voltarvoltar

 
-     -
-     -
.
Siga-nos em:
facebook twitter