- . . . -
 
HOME  \  CCDR-N  \  Notícias  \  Links  \  Contactos  \  English Version  \  Pesquisa
     
 
 
 
 
         
  - ON.2 - Empresas Investimento Público Press Room sigon Press Room  
         
- - - -
 

Pesquisa

Newsletter
Desejo receber as newsletters do
ON.2 no seguinte e-mail:

Newsletter ON.2 l Março 2011

 
 

Se não visualizar correctamente este e-mail, por favor clique aqui .

 
 

 

         MARÇO 2011

 

“PRÉMIOS NOVO NORTE” 2011 ACOLHEM MAIS DE UMA CENTENA DE CANDIDATURAS

A edição 2011 dos “Prémios NOVO NORTE” conquistou cerca de 130 candidaturas às seis categorias a concurso, confirmando a pertinência reconhecida à iniciativa da CCDR-N, do "ON.2 - O Novo Norte" e do Jornal de Notícias na edição inaugural.

As candidaturas seguem agora para análise do Júri, que deverá até meados de Maio seleccionar as trinta finalistas, cinco em cada uma das categorias existentes: Norte Inovador, Norte Empreendedor, Norte Criativo, Norte Inclusivo, Norte Sustentável, Norte Civitas.

Os "Prémios NOVO NORTE" constituem uma iniciativa pioneira na distinção de boas práticas de desenvolvimento regional e acolhem, nesta edição, potenciais vencedores dos mais diversos domínios da economia e da sociedade regionais – empresas, universidades, fundações, organizações da administração pública e autarquias locais, entre outras.

Considerando o número de candidaturas apresentadas às duas edições, esta iniciativa regista uma elevada adesão, contando já com cerca de 300 participantes. A cerimónia de entrega dos "Prémios NOVO NORTE" está agendada para o final de Junho, no Porto.



 

 
 

ON.2 VIABILIZA APOIO A NOVO CICLO DA "ROTA DO ROMÂNICO"

A Autoridade de Gestão do “ON.2 – O Novo Norte” assinou, na semana passada, em Lisboa, na BTL - Feira Internacional de Turismo 2011 , quatro novos contratos de financiamento comunitário que abrem um novo ciclo de investimentos na “Rota do Românico do Vale do Sousa”, reconhecido no QREN como um "Programa de Valorização de Recursos Endógenos" (Provere).

Três desses contratos, com a VALSOUSA - Associação de Municípios do Vale do Sousa, têm por objectivos a requalificação, salvaguarda e valorização de sítios e bens em áreas envolventes ao património românico da região, a implementação de um sistema de certificação da Rota, enquanto produto turístico e cultural, e a defesa e promoção do património vernacular e imaterial associado ao românico do Vale do Sousa. O quarto projecto, promovido pela Associação de Municípios do Baixo Tâmega, mas tendo como entidade executora a VALSOUSA, visa concretizar o alargamento da “Rota do Românico” a imóveis e bens patrimoniais distintivos da arte românica nos concelhos do Baixo Tâmega.

No total, estes quatro projectos perfazem um investimento de aproximadamente cinco milhões de Euros, dos quais 3,3 são assegurados pelo ON.2, existindo ainda outros investimentos que aguardam "luz verde" do Programa.

 

 
   

ON.2 APOIA CLUSTER DAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS COM NOVOS EQUIPAMENTOS

O ON.2 - O Novo Norte reforçou o apoio à consolidação do cluster das indústrias criativas na região com a aprovação de um conjunto de nove projectos de infra-estruturas criativas, vocacionadas para o desenvolvimento de actividades e negócios, incubação empresarial, intercâmbio artístico e investigação e produção de conhecimento. No total, são 46 milhões de Euros de investimentos aprovados, co-financiados em 36 milhões pelo ON.2, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. No conjunto destas novas candidaturas aprovadas constam projectos promovidos por universidades, municípios e agências ou cooperativas criativas da Região do Norte.

De destacar, pelo significativo investimento em causa (8,5 milhões de Euros), o contrato de financiamento relativo à construção do Centro de Criação de Teatro e Artes de Rua de Santa Maria da Feira que, assinado na passada semana, na BTL, tem especial significado para a cidade, dado o seu já reconhecido desempenho enquanto pólo de animação cultural. Reconhecimento esse patente na associação da cidade a eventos marcantes como o Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua, a Terra dos Sonhos ou a Viagem Medieval.

A "Oliva Creative Factory", em São João da Madeira, o "iMod - Inovação, Moda e Design", em Santo Tirso, e o Centro de Criatividade Digital, associado ao Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, são outros dos projectos que este ano arrancam na região.


 

 
 

CCDR-N E AMP REALIZAM BALANÇO DO ON.2 E QREN E PERSPECTIVAM ANO DE 2011

A autoridade de gestão do “ON.2 – O Novo Norte” (Programa Operacional Regional do Norte) e os Presidentes dos 16 municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP) reuniram na passada sexta-feira com o objectivo de realizar um ponto de situação da aplicação na AMP do ON.2 e dos programas temáticos do QREN, geridos a nível nacional. Debater dimensões relevantes da execução dos fundos estruturais na AMP, no ano 2011, e trocar informações relevantes sobre a situação económica, social e do desenvolvimento metropolitano foram outros dos objectivos do encontro, presidido por Carlos Lage, Presidente da CCDR-N, e Rui Rio, Presidente da AMP.

À data, e embora com um peso relativo, em termos per capita, abaixo de outras subregiões, a AMP tem aprovados investimentos no ON.2 na ordem dos mil milhões de Euros, o que corresponde a 37% dos investimentos globais contemplados pelo Programa. É dado particular destaque às áreas da mobilidade, da educação, através das operações de requalificação da rede escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico e Educação Pré-Escolar, e à construção de equipamentos de Saúde de carácter regional estruturante.

As obras de “extensão da rede de Metro do Porto entre o Estádio do Dragão e Venda Nova”, entre o Porto e Gondomar, e de “extensão à estação de Santo Ovídio e interface da estação de D. João II”, em Vila Nova de Gaia, a construção do Centro Materno-Infantil do Norte e do Centro de Reabilitação Física do Norte, a execução do Terminal de Cruzeiros de Leixões e do Parque de Ciência e Tecnologias do Mar da Universidade do Porto constituem alguns das principais projectos em curso na AMP, com financiamento comunitário viabilizado pelo Programa Regional.

O encontro da CCDR-N e AMP realiza-se no âmbito da iniciativa “Norte + Próximo”, organizada com o objectivo de garantir um contacto regular para troca de informações com as comunidades intermunicipais da Região do Norte e a AMP.


 

 
 

VINHOS E AZEITES REGIONAIS À PROVA EM TABUAÇO

As Rotas do Azeite de Trás-os-Montes, do Vinho do Porto e das Vinhas de Cister, em conjunto com o Município de Tabuaço, promovem o Primeiro Show Taste “Vinhos Velhos e Azeites Novos do Douro e Trás-os-Montes” , entre os dias 9 e 13 de Março, em Tabuaço.

Em torno dos temas seleccionados para cada um dos dias da programação, a iniciativa acolhe nomes de referência nas áreas da enologia e gastronomia, para participarem em workshops e jantares temáticos, e dá ainda lugar a cursos de iniciação à prova de diversos azeites e vinhos característicos da região, seminários e demonstrações protagonizadas, nomeadamente, pelas Escolas de Hotelaria e Turismo de Lamego e Mirandela.

A edição inaugural desta mostra, que conta ainda com o apoio da Estrutura de Missão do Douro e do Turismo do Douro, pretende, assim, promover produtos da Região do Norte e o seu turismo, nacional e internacionalmente, tendo em vista o aumento do reconhecimento interno e a sua divulgação em novos mercados. Recorde-se que os vinhos e a gastronomia são factores distintivos muito valorizados na satisfação dos turistas do Norte, conforme indicado no estudo “Avaliação do Nível de Satisfação dos Turistas da Região Norte” ,apresentado em Dezembro passado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e o ON.2.

 
   
 

 
 
 

EDIÇÃO: CCDR-N | Coordenação Editorial: Gabinete de Marketing e Comunicação      www.novonorte.qren.pt

 
 
 

Foi-lhe enviado este e-mail porque subscreveu para ser informado sobre os nossos conteúdos.
Se não desejar receber este infomail, por favor clique aqui .

 


voltarvoltar

 
-     -
-     -
.
Siga-nos em:
facebook twitter