- . . . -
 
HOME  \  CCDR-N  \  Notícias  \  Links  \  Contactos  \  English Version  \  Pesquisa
     
 
 
 
 
         
  - ON.2 - Empresas Investimento Público Press Room sigon Press Room  
         
- - - -
 

Pesquisa

Newsletter
Desejo receber as newsletters do
ON.2 no seguinte e-mail:

Newsletter ON.2 l Maio 2009

 

Se não visualizar correctamente este e-mail, por favor clique aqui .

 
 

 

  MAIO 2009

   

MINISTRO DO AMBIENTE PRESIDE À REUNIÃO DA COMISSÃO DE ACONSELHAMENTO ESTRATÉGICO DO ON.2

O Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia, presidiu ontem à terceira reunião da Comissão de Aconselhamento Estratégico do ON.2 - O Novo Norte, que se realizou na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) .

O encontro serviu para apresentar um ponto de situação da execução nacional do QREN e, em especial, avaliar a implementação do ON.2, perspectivando a programação de novos concursos até final de 2009.

Aos membros da Comissão de Aconselhamento Estratégico foi, ainda, apresentado o Observatório das Dinâmicas Regionais do Norte, que tem como objectivos diagnosticar e monitorizar a evolução dos indicadores regionais, divulgar informação pertinente sobre a situação económica, social e territorial da Região do Norte, bem como assegurar a monitorização estratégica e a avaliação do impacto do QREN e, em particular, do ON.2 na região.

 
   

AMP E COMUNIDADES INTERMUNICIPAIS DA REGIÃO DO NORTE LANÇAM PRIMEIROS AVISOS DE CONCURSOS

A Área Metropolitana do Porto e as Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, do Cávado, do Tâmega e Sousa e de Trás-os-Montes lançaram, nas últimas semanas, os primeiros avisos de concursos para o co-financiamento de projectos públicos, no âmbito da contratualização de funções delegadas de gestão com a autoridade de gestão do ON.2 - O Novo Norte, em Dezembro de 2008.

A estes concursos poderão candidatar-se as autarquias abrangidas pelas respectivas comunidades, com projectos a implementar em áreas distintas como requalificação da Rede Escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-escolar, qualificação da rede municipal de estradas, promoção da mobilidade urbana e modernização do governo electrónico.

Recorde-se que a contratualização da Autoridade de Gestão do ON.2 com as comunidades intermunicipais da Região do Norte abrange a delegação de competências de gestão sobre um montante de financiamento comunitário de 675,6 milhões de Euros, equivalente a 25 por cento da dotação do ON.2.

 
   

PRODUÇÃO DE VESTUÁRIO TERAPÊUTICO QUE PREVINE DOENÇAS DE PELE APOIADO PELO ON.2

A empresa "New Textiles", uma spin-off da Universidade do Minho, lançou, com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, uma linha de vestuário terapêutico, nomeadamente roupa interior, que previne doenças de pele e minimiza os efeitos da dermatite atópica, uma doença crónica da pele mais conhecida por eczema.

O projecto, aprovado pelo ON.2 – O Novo Norte, passou pela contratação de serviços de I&D para a identificação de matérias-primas adequadas que previnam a multiplicação de bactérias, combatendo assim o aparecimento de alergias. Das pesquisas realizadas chegou-se a um protótipo inovador cujas fibras contêm, além do tradicional algodão usado na roupa interior, sais de prata e extractos de algas.

A eficácia deste produto está a ser testada em utentes do serviço de Dermatologia do Hospital de São Marcos, em Braga, e a empresa promotora do projecto aguarda a validação do vestuário pelo INFARMED como dispositivo médico.  

 
   

ACTUALIZADO CALENDÁRIO DE CONCURSOS DE INCENTIVOS ÀS EMPRESAS

O calendário previsto para os concursos a lançar durante 2009 no âmbito dos Sistemas de Incentivos às Empresas foi actualizado e abrange mais de 20 concursos a lançar até ao final do ano para apoio a projectos de I&DT, inovação, qualificação e internacionalização empresariais.

Até 30 de Abril, o ON.2 aprovou em incentivos às empresas um total de 640 candidaturas , garantindo o investimento de 267,5 milhões de Euros, co-financiado em 149,4 milhões pelos fundos estruturais.

Em termos geográficos, parte significativa dos projectos localiza-se no Grande Porto (32 por cento), seguindo-se as regiões de Entre Douro e Vouga (17,7 por cento) e Tâmega (10,4 por cento). Já em termos sectoriais, as actividades industriais representam 55 por cento dos apoios, enquanto serviços e turismo traduzem 21 e 13 por cento, respectivamente.

 
   

GESTOR DO ON.2 DESTACA APOIOS DISPONIBILIZADOS AO CLUSTER DAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS

Na sequência do lançamento de dois concursos que visam apoiar as indústrias criativas na Região do Norte, Carlos Lage, Gestor do ON.2 – O Novo Norte e Presidente da CCDR-N, destacou na primeira conferência do ciclo “Encontros a Norte”, que decorreu a 27 de Abril, no Museu de Serralves, a pertinência e o pioneirismo desta medida.

“A Região do Norte é, sem vanglória, a primeira e porventura a única região portuguesa que beneficiará de um pacote específico de apoios e incentivos ao desenvolvimento de um cluster de indústrias criativas”, referiu.

Os concursos, que decorrem até 30 de Julho, têm uma dotação orçamental de 40 milhões de Euros e estão vocacionados para o co-financiamento de investimentos em infra-estruturas, nomeadamente para a criação e qualificação de Centros de Competência e de Excelência Criativa, de Incubadoras de Negócios Criativos e de Espaços Interdisciplinares de Encontro e Convergência Criativa, e em grandes eventos culturais.   

 
 
 

EDIÇÃO: CCDR-N | Coordenação Editorial: Gabinete de Marketing e Comunicação                  www.novonorte.qren.pt

 
 
 

Foi-lhe enviado este e-mail porque subscreveu para ser informado sobre os nossos conteúdos.
Se não desejar receber este infomail, por favor clique aqui .

 


voltarvoltar

 
-     -
-     -
.
Siga-nos em:
facebook twitter