- . . . -
 
HOME  \  CCDR-N  \  Notícias  \  Links  \  Contactos  \  English Version  \  Pesquisa
     
 
 
 
 
         
  - ON.2 - Empresas Investimento Público Press Room sigon Press Room  
         
- - - -
 

Pesquisa

Newsletter
Desejo receber as newsletters do
ON.2 no seguinte e-mail:

Newsletter ON.2 l Abril 2011

 

Se não visualizar correctamente este e-mail, por favor clique aqui .

 
 

 

           ABRIL 2011

 

“PRÉMIOS NOVO NORTE” 2011 ACOLHEM MAIS DE UMA CENTENA DE CANDIDATURAS

A edição 2011 dos “Prémios NOVO NORTE” conquistou cerca de 130 candidaturas às seis categorias a concurso, confirmando a pertinência reconhecida à iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), do "ON.2 - O Novo Norte" (Programa Operacional Regional do Norte) e do Jornal de Notícias na edição inaugural.

As candidaturas seguem agora para análise do Júri, que deverá até meados de Maio seleccionar as trinta finalistas, cinco em cada uma das categorias existentes: Norte Inovador, Norte Empreendedor, Norte Criativo, Norte Inclusivo, Norte Sustentável, Norte Civitas.

Os "Prémios NOVO NORTE" constituem uma iniciativa pioneira na distinção de boas práticas de desenvolvimento regional e acolhem, nesta edição, potenciais vencedores dos mais diversos domínios da economia e da sociedade regionais – empresas, universidades, fundações, organizações da administração pública e autarquias locais, entre outras. Considerando o número de candidaturas apresentadas às duas edições, esta iniciativa regista uma elevada adesão, contando já com cerca de 300 participantes.

A cerimónia de entrega dos "Prémios NOVO NORTE" está agendada para o final de Junho, no Porto.



 

 
 

EVENTOS DO PROJECTO «ODISSEIA» APRESENTADOS PUBLICAMENTE

O Teatro Nacional São João, em parceria com o Teatro de Vila Real, o Centro Cultural Vila Flor e o Theatro Circo de Braga, apresentaram ontem os eventos «Odisseia: Portos», «Odisseia: (A)mostra» e «Odisseia: Teatro no Mundo», integrados num projecto maior co-financiado pelo "ON.2 – O Novo Norte" no apoio ao Cluster das Indústrias Criativas.

O destaque do projecto «Odisseia» recai sobretudo na vocação transdisciplinar que o caracteriza, incluindo objectivos nos diferentes domínios da investigação, formação, criação, mediação e apoio à criatividade. Na prática, a iniciativa concretiza-se em três grandes acções com a realização de Laboratórios Criativos (oficinas de criação teatral e laboratórios de fotografia, artes plásticas e vídeo), Residências Criativas (com a permanência por um período de 10 a 12 dias de companhias teatrais internacionais no Porto, Braga, Guimarães e Vila Real) e Showcasing (com um programa intenso de novas produções, centrado em apenas quatro dias).

O carácter inovador do projecto, que liga em rede quatro parceiros culturais portugueses, reflecte-se, ainda, no desenvolvimento de criações em ambiente internacional, com a participação de companhias como o Théâtre de la Ville (Paris), o Napoli Teatro Festival (Itália), o Centre International de Création Théâtrale/Théâtre des Bouffes du Nord (França) e o Ranters Theatre (Austrália).

No conjunto, o projecto, avaliado em 1,5 milhões de Euros e apoiado pelo ON.2 em 1 milhão, prevê a realização de 62 espectáculos, 151 eventos culturais e quatro exposições, reunindo cerca de 30 mil espectadores .

 

 

 
   

REGIOSTARS DIVULGA FINALISTAS DA EDIÇÃO 2011

A Comissão Europeia publicou recentemente o documento de apresentação dos trinta e um finalistas do concurso RegioStars 2011, seleccionados como projectos representativos das melhores práticas desenvolvidas no âmbito da coesão europeia, à luz da estratégia “Europa2020”.

Depois de vencer o “Prémio NOVO NORTE 2010”, na edição inaugural dos “Prémios NOVO NORTE” , promovidos pela CCDR-N, o ON.2 e o Jornal de Notícias, o Grupo de Investigação 3B’s – Biomaterials, Biodegradables e Biomimetics da Universidade do Minho surge como um dos sete finalistas da categoria “Redes e iniciativas de clusters de apoio ao crescimento regional e ao acesso das Pequenas e Médias Empresas (PME) aos mercados globais”. Relativa à instalação do Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, em Guimarães, no Avepark, a candidatura da Região do Norte arrecada, assim, o reconhecimento do júri europeu que seleccionou, na mesma categoria, projectos nas áreas da eficiência energética e da saúde, por exemplo.

Pela primeira vez, Portugal e, em particular a Região do Norte, vêem um projecto seu alcançar um lugar neste restrito leque do concurso europeu, classificado como sendo de carácter "inovador, inspirador e exemplar". O anúncio dos vencedores terá lugar no final de Junho, em Bruxelas.


 

 
 

PROJECTO INOVADOR APOIADO PELO ON.2 DISTINGUIDO PELA ERSI PORTUGAL

O projecto INFOGEO – Geoportais e Sistemas de Informação Municipais para a Gestão e Monitorização, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) apoiada pelo ON.2, foi distinguido pela Esri Portugal com o «Prémio Projecto SIG» pelo seu carácter inovador.

Desenvolvido em colaboração com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, este projecto consiste na integração de informação geográfica com os diferentes sistemas de informação municipais, permitindo uma base de endereçamento georreferenciada transversal a todas as autarquias.

A implementação do INFOGEO, avaliado em 548 mil Euros e apoiado em 383 mil euros pelo ON.2, assegura a consistência e normalização de toda a informação dos endereços municipais e a sua utilização pelos restantes sistemas ou subsistemas municipais e intermunicipais.

O «Prémio Projecto SIG» pretende distinguir os projectos que, pela sua inovação e visão, demonstrem o poder da tecnologia SIG – Sistemas de Informação Geográfica que possibilitam a manipulação informática de dados georreferenciados – para o sucesso das organizações que utilizam a inteligência geográfica para observar a realidade, analisar, agir e partilhar, para uma Visão Unívoca de Portugal e do Mundo.


 

 
 

ON.2 LANÇA NOVO CONCURSO PARA A REDUÇÃO DA FACTURA DA REDE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

A Autoridade de Gestão do "ON.2 – O Novo Norte" lançou um novo concurso dirigido à redução da factura da rede de iluminação pública, que prevê a aplicação de 12 milhões de Euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder) na execução de projectos de racionalização de consumo energético.

O aviso , com prazo para submissão de candidaturas até ao próximo dia 30 de Junho, permitirá enquadrar e viabilizar um espectro alargado de acções e opções tecnológicas neste domínio, de modo a que cada município decida sobre a tecnologia (ou combinação de tecnologias) a implementar, cumprindo, nas melhores condições possíveis, o respectivo plano de eficiência energética para a iluminação pública.

A Autoridade de Gestão do ON.2 prevê, ainda, a possibilidade de as entidades com candidaturas aprovadas neste domínio reformularem, se assim o entenderem, as suas operações ou, ainda, de apresentarem novas candidaturas, em substituição das anteriormente contratualizadas.

O concurso estabelece uma dotação máxima de financiamento do Feder por município, em função do número de população residente.

A Autoridade de Gestão do ON.2 decidiu ainda, no âmbito do concurso relativo à eficiência energética em edifícios de habitação social, com integração de energias renováveis, prorrogar o prazo para a submissão de candidaturas para 27 de Maio de 2011.

 
   
 

 
 
 

EDIÇÃO: CCDR-N | Coordenação Editorial: Gabinete de Marketing e Comunicação      www.novonorte.qren.pt

 
 
 

Foi-lhe enviado este e-mail porque subscreveu para ser informado sobre os nossos conteúdos.
Se não desejar receber este infomail, por favor clique aqui .

 


voltarvoltar

 
-     -
-     -
.
Siga-nos em:
facebook twitter