|
|
REGIÃO DO NORTE “ENCERRA” EXECUÇÃO DO ON – OPERAÇÃO NORTE (QCA III) AMANHÃ, NO PORTO
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) promove amanhã, pelas 15h00, no Palácio da Bolsa do Porto, a cerimónia de encerramento do ON – Operação Norte (Programa Operacional Regional do Norte), implementado no contexto do Quadro Comunitário de Apoio III, até ao final do ano de 2009, a que se associa uma representação da Comissão Europeia (CE), a qual determinou que todos os Programas do QCA III entreguem a documentação de encerramento até 30 de Setembro de 2010.
O encontro servirá para realizar um balanço geral da aplicação deste Programa e para destacar exemplos e resultados concretos, reportados no relatório final do Programa. Rui Moreira, Presidente da Associação Comercial do Porto, Odete Patrício, Directora-Geral da Fundação de Serralves, Jorge Nunes, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Cristina de Azevedo, Arlindo Cunha, ex-Presidente da CCDR-N e Presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Reabilitação Urbana Porto Vivo, e Francisco Araújo, Presidente do Conselho Regional do Norte, são alguns dos oradores convidados. À sessão de abertura presidirá Carlos Lage, Presidente da CCDR-N, e Rory Mckenna, chefe da unidade "Portugal" da Direcção-Geral da Política Regional da CE.
O ON – Operação Norte constituiu o segundo maior programa do Quadro Comunitário de Apoio III, com um volume de fundos comunitários de 2,7 mil milhões de Euros, estando. O Metro do Porto, a Casa, Parque e Museu de Serralves, a Casa da Música, os sete programas “POLIS” de Bragança, Matosinhos, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Vila do Conde, do Theatro Circo de Braga, a rede das Aldeias Vinhateiras do Douro, as Rotas do Românico do Vale do Sousa e da Terra Fria Transmontana, ou a barragem do Vale da Vilariça são apenas alguns dos investimentos concretizados ao abrigo e com apoio deste Programa.
|
|